sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Juiz manda recolher livros da série '50 Tons de Cinza' no Rio de Janeiro

Para de ler pornografia, menina! :-p

Olá pessoal, tudo bom?

Olha só que loucura: a livraria Nobel de Macaé, a 182 quilômetros do Rio de Janeiro, recebeu na última segunda-feira (14) a visita de dois policiais e de dois comissários da Segunda Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso do município. A ordem era recolher livros com conteúdo impróprio para menores de 18 anos que não estivessem em embalagens lacradas. As informações são da Agência Estado.

De acordo com o proprietário do local, Carlos Eduardo Coelho, "foi um constrangimento horroroso. Em momento algum houve um interesse em nos orientar". A ordem de serviço do juiz Raphael Baddini de Queiroz Campos, assinada dia 11, apóia-se no artigo 78 do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990.

"O ECA determina a forma de comercialização desse material, que deve ser lacrado", comenta o juiz. Ele não espera que sua iniciativa de fiscalização seja tomada como exemplo. "Não temos intenções outras quando cumprimos a lei. Estamos protegendo as crianças e adolescentes de Macaé."

Pendenga judicial

Agora fiquei tensa! :-p
Coelho disse que tem dez dias para se defender e pediu assessoria jurídica à Nobel. "Ele está cumprindo a lei, mas punindo uma livraria. Os livros não são meus; são consignados pela editora. Não posso lacrá-los ou colocar etiqueta. Isso deve vir da editora." A Intrínseca, que publica o best-seller de James, e a Câmara Brasileira do Livro só vão se pronunciar quando forem informadas oficialmente da questão.

Li a triologia e achei bem "maomenos". No entanto, penso que é uma besteira tudo isso. Afinal, o juiz focou em UMA livraria. Vai ser o mesmo fenômeno que aconteceu com o filme Ted, que tinha um ursinho de pelúcia louco do peru e o deputado quis barrar. Lembre da polêmica aqui.

E você? O que acha disso tudo? Deixe sua opinião nos comentários ou em nosso Twitter, o @ctudoaqui

Beijos

Nenhum comentário: