Olá Pessoal!
Fui assistir ao filme Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro no último final de semana. Acredito que, como todos, saí com uma sensação desoladora no peito, me questionando: será que esse Brasil ainda tem jeito? Pelo que vi, certamente não.
Isso porque, se no primeiro longa os inimigos do Capitão Nascimento eram os bandidos e traficantes, neste descobrimos que a situação é mais preocupante do que imaginávamos.
Na história, o ator Wagner Moura retoma seu personagem mais marcante, o Capitão Roberto Nascimento. Dez anos mais velho, ele cresceu na carreira: passou a ser coronel e comandante geral do BOPE. Após uma mal fadada invasão no presídio de Bangu 1, Coronel Nascimento "cai para cima", em suas próprias palavras, e é promovido a Sub Secretário de Inteligência do Rio de Janeiro.
Dentro do sistema, ele acaba transformando o BOPE em uma máquina de guerra, aumentando o número de equipes e utilizando até um helicóptero no combate ao crime. Como consequência, acaba quebrando o tráfico de drogas na cidade. Inocentemente, logo pensamos: sem os famosos traficantes o problema da violência no Rio está resolvido, certo? Errado, amigo!
Nascimento e o espectador constatam que buraco é bem mais embaixo do que imaginávamos. Com os traficantes expulsos das comunidades carentes, quem entra em cena são as milícias, lideradas por políciais extremamente corruptos, que continuam acuando os moradores das favelas em troca de "proteção".
Nessa rede, descobrimos que o domínio sobre as comunidades pobres interessa ao alto escalão da governo, porque traz votos e os ajudam a se manterem no cargo. Um nojo!
Frases Famosas

As famosas frases de efeito ainda estão presentes nesta continuação. Se, no primeiro longa, cairam na boca do povo sentenças como "Pede para sair!" e "O senhor é um fanfarrão", este filme promete fazer sucesso no mesmo quesito. Em certo momento, Nascimento é criticado por se achar "A pica das galáxias" por uma personagem, que também solta em outro momento de irritação "Quer me foder? Então me beija!". (adorei essa! :-)
De forma geral, o filme é muito bom mesmo! Vale a pena, principalmente para refletir sobre a atual situação política do país. Afinal, porque raios as pessoas continuam a eleger políticos que não valem nada?
Antes de me despedir, segue o trailler do filme, que está em cartaz em diversos cinemas do país.
Beijos
3 comentários:
Vivoka
Não assisti, e apesar dos seus elogios eu não tenho vontade de assistir, apesar de amar o Wagner Moura... acho que tudo o que se conta no filme está na nossa cara só não vê quem não quer.
Agora me dê sua opinião, já que assistiu o filme, vc acredita que tem história para um terceiro filme???
bjs
Paulitcha,
O filme é muito bom mesmo, mas deixa a gente triste quando sai do cinema.
Olha, história para um terceiro longa eles acham, principalmente depois do sucesso deste. No entanto, com o final que dão, acredito que não seria necessário, o arco se fechou bem.
Beijos
Apesar de todo mundo falar não tive vontade de ver... Não vi nem o primeiro.
Na verdade faz tempo que nao vou no cinema :(
Ah! Me liga , tenho umas ideias pra vc!
Postar um comentário