terça-feira, 23 de novembro de 2010

Comentando Exposições: As Construções de Brasília

Olá Pessoal! Tudo bom?

Com o intuito de celebrar os cinquenta anos de nossa capital federal, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Moreira Salles trouxeram para São Paulo a exposição As Construções de Brasília.

Convite da Exposição. (Fonte: acessototalrevista.org)
As primeiras obras da nova capital federal começaram em 1956, mas ela foi inaugurada oficialmente apenas em 21 de abril de 1960, com uma festa na Praça dos Três Poderes. De acordo com a revista Mundo Estranho, pelo menos a princípio, a imagem de modernidade que Brasília pretendia passar não funcionou. Eles contam que, no dia seguinte à inauguração, o presidente do Senado, Filinto Müller, aprovou um recesso de 30 dias, alegando falta de condições de trabalho e de moradia na cidade, que ainda era um canteiro de obras.

É realmente isso que vemos nas fotografias de Thomaz Farkas (um dos precursores da fotografia moderna no Brasil), do francês Marcel Gautherot e do alemão Peter Scheier presentes na exposição. Realizadas entre o final dos anos 50 e toda a década de 60, as fotos estão entre os mais importantes testemunhos visuais sobre a construção.

Vista Aérea. (Fonte: brasiliabsb.com)
Construção do Congresso Nacional. (Fonte: dzai.com.br)
As fotografias são maravilhosas e mostram o tamanho do trabalho que deu para construir uma cidade no meio do nada. Tudo foi feito, desde estradas, passando por rodoviária, hospital e hotel. Incrível.

Confesso que não sei analisar fotografias, mas posso contar o que achei: apesar de todas serem em preto e branco, dá quase que para sentir toda a poeira e o tempo quente que as pessoas enfrentaram no período das obras, pois a vida ali não parecia ser muito fácil.

Também podemos conferir a complexidade da execução das obras, como a amarração das ferragens das cúpulas do congresso antes de sua concretagem, quase sempre com os operários pequeninos em meio a grandiosidade de várias construções.

Brasília em 1957. (Fonte: cartasdebrasilia.blogspot.com)

Ainda vemos registros dos candangos, como eram conhecidos os trabalhadores anônimos que participaram da construção da capital. Essas pessoas viviam em locais como a Sacolândia, favela onde as casas eram feitas de sacos de cimento usados nas obras (bastante chocante de ver) e lavavam roupas no lago Paranoá. Também são mostrados outros vilarejos, como o núcleo Bandeirantes, criado pelos trabalhadores da nova capital.

Fonte: asconstrucoesdebrasilia.blogspot.com
Na exposição, acompanhamos também a inauguração de Brasília e ainda vemos fotos mais atuais, onde os fotógrafos contemporâneos mostram a cidade sobre um ponto de vista diferente do registrado nos anos da construção. Agora, Brasília passa a ser vista como palco de crises econômicas e políticas.

Para quem puder, vale muito a pena conferir, pessoal!

Beijos


Fonte de informação: programa da exposição, de autoria da curadora do Instituto Moreira Salles, Heloisa Espada.

Serviço:
Exposição As Construções de Brasília
Local: Galeria de Arte do SESI-SP – Av. Paulista, 1313 – metrô Trianon-Masp
Datas e horários: de 28 de setembro de 2010 a 16 de janeiro de 2011 – às segundas-feiras, das 11h às 20h; de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; e aos domingos, das 10h às 19h.
Informações: (11) 3146-7405 / 3146-7406 / www.sesisp.org.br/centrocultural
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Agendamento de grupos: (11) 3146-7396 – de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h.

Nenhum comentário: