sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comentando Geral: Mudando de Nome Após Casar

Olá Pessoal,

O site E!Online citou algumas atrizes que mudaram de nome artístico após o casamento. E se danaram! :-p


Lindo ex-casal.
Um exemplo é Eva Langoria Parker, que interpreta a Gabrielle Solis no seriado Desperate Housewives. Até ontem ela estava casada com o jogador de basquete Tony Parker. Porém, Eva descobriu umas mensagens beeeem comprometedoras no celular do bonito e o caldo entornou. Como já deu entrada nos papéis do divórcio, logo ela voltará a assinar Eva Longoria.

Courtney Cox conheceu o ator David Arquette nas filmagens do primeiro longa-metragem da série Pânico. Eles se apaixonaram, casaram e ela virou Courtney Cox Arquette. Depois, até tiveram uma filha, mas o casamento naufragou mesmo assim. Inclusive, o bocudo do ex-marido deu declarações polêmicas pós-separação, falando que ambos já não se relacionavam sexualmente havia quatro meses e que já tinha, inclusive, saído com outra garota após o término do relacionamento. (Fino! :-)

Bom, esses são apenas dois exemplos, mas nos Estados Unidos é até comum as atrizes inserirem o sobrenome dos maridos quando se casam. No Brasil isso não acontece, pelo menos não me lembro de ninguém que tenha feito. (Se souberem, me avisem nos comentários).

No Brasil


No caso das pobres mortais, que nem nome artístico tem, a tradição de incluir o sobrenome do marido após o casamento está em baixa, principalmente devido aos transtornos na hora de realizar a troca dos documentos. Aliás, juridicamente, a mulher só muda o nome se quiser. Na verdade, essa regra permanece por tradição, pois hoje não é necessário a esposa adotar o sobrenome do marido, segundo o Novo Código Civil. E o homem também tem a mesma escolha de adotar o nome da esposa, embora seja pouco comum.

De acordo com esta matéria do G1, publicada em 2009, das 150 uniões registradas todo mês em um cartório de Belo Horizonte, 60% dos casais preferem não mudar os nomes. Isso ocorre porque, muitas vezes, a pessoa já é conhecida e um novo nome atrapalharia (fica a dica, atrizes! :-). O aumento de divórcios seria outro motivo para os recém-casados mudarem de ideia.

Uma das personagens citadas no texto contou que, depois que se separou do marido, quis retirar o sobrenome da identidade e pediu um novo documento. O problema foi que nas carteiras e certidões de nascimento dos filhos, ainda consta o nome de casada. Há cinco anos, ela entrou na Justiça para alterar os dados nas certidões e ainda não conseguiu.


E você? Quando casou incluiu o nome do marido? Se não casou, pretende incluir?


Com tanta possível dor de cabeça, é uma questão a se pensar...


Beijos

Nenhum comentário: